TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

APRESENTAÇÃO

Eletrotécnica é um ramo da Engenharia Elétrica que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de gerar, transmitir, distribuir e armazenar energia elétrica. As usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares e, ainda, as linhas de transmissão, transformadores e instalações elétricas, de uma maneira geral, são de interesse dessa área.
Para ingressar nessa profissão, é necessário ter capacidade técnica, observação, precisão, responsabilidade e saber trabalhar em equipe. O profissional deve possuir conhecimento de redes elétricas, máquinas elétricas, comandos elétricos e eletroeletrônicos.
O Curso Técnico em Eletrotécnica capacita o aluno para planejar e executar a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança. A formação propõe o uso eficiente da energia elétrica, como base no desenvolvimento de projetos e edificações que funcionem em baixa tensão.

OBJETIVOS

O objetivo principal do curso é o desenvolvimento de habilidades e competências para a realização de tarefas relativas ao planejamento, avaliação e execução de projetos de instalações. Este profissional será apto para a execução de serviços de manutenção, instalação de equipamentos elétricos, atendendo também outras necessidades exigidas por empresas de processo industrial, concessionárias de energia elétrica ou prestadoras de serviços, nas áreas de geração, transmissão, distribuição e uso final de energia elétrica. 
Além das características citadas, o Técnico em Eletrotécnica poderá: 
• Identificar energias renováveis e não renováveis e seus impactos ambientais; 
• Utilizar energia elétrica de forma racional, bem como a medição, a tarifação, a conservação e a geração de energia elétrica através das principais fontes de energia alternativa; 
• Conhecer e avaliar propriedades, acessórios e dispositivos de rede de baixa e alta tensão; 
• Analisar e especificar circuitos digitais combinacionais e seqüências, conversores analógicos digitais aplicados a circuitos eletrônicos; 
• Implementar sistemas automatizados utilizando controladores lógicos programáveis.

PERFIL PROFISSIONAL

O Técnico em Eletrotécnica na área de indústria é o profissional que tem por característica a capacidade do trabalho em conjunto, conhecimento técnico, formação tecnológica e capacidade de mobilização destes conhecimentos, para atuar no mercado de trabalho de forma criativa, ética, empreendedora e consciente dos impactos sócio-culturais.
O Técnico em Eletrotécnica na área de indústria com Habilitação em Eletricista de Instalações em Sistemas de Energia Elétrica Predial e em Eletricista de Instalações em Sistemas de Energia Elétrica Industrial tem formação para atuar: na linha de instalações prediais com competências e habilidades para elaborar projetos e execução de instalações elétricas residenciais e prediais, supervisão, execução, inspeção e controle de manutenção em sistemas de instalações elétricas e também atuar na linha de instalações industriais com competências e habilidades para elaborar projetos e execução de instalações elétricas industriais, supervisão, execução, inspeção e controle de manutenção em sistemas de instalações elétricas.

 MERCADO DE TRABALHO

As grandes empresas de produtos elétricos são as maiores empregadoras deste profissional que é contratado para as áreas de manutenção, comercial e projetos, analisando e oferecendo a melhor solução técnica para cada cliente. Outras boas contratadoras são as empresas de concessão de energia elétrica. Além disso, é possível ser um trabalhar autônomo, orientando e controlando a manutenção de instalações elétricas prediais e industriais. 
O profissional habilitado poderá atuar no mercado de trabalho como: 
• Companhia Elétricas 
• Automação e acionamento
• Eletricidade e medidas elétricas 
• Eletrônica 
• Instalações elétricas 
• Concessionárias de energia elétrica 
• Manutenção e automação de Indústrias em geral

DOCENTES

Todos instrutores são graduados e a grande maioria (mais de 80%) composta por pós–graduados, Mestres e Mestrandos, com experiência profissional nos componentes curriculares que ministram aulas.

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular da Kronos Nexus é caracterizada por módulos de estudos, em etapas significativas, propondo a seqüência curricular dentro de um principio de interdisciplinaridade, buscando o desenvolvimento de competências para o desempenho profissional.


 DURAÇÃO E HORÁRIO

O curso Técnico em Eletrotécnica tem a duração de 2 anos, com aulas ministradas 3 vezes na semana no turno da noite (aulas presenciais) ou aos sábados o dia todo.
Horário: 19:00 às 21:40.
Sábados: 08:00 às 17:00

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

No curso técnico em Eletrotécnica estágio supervisionado é obrigatório, o aluno terá que realizar uma atividade profissional de 300 horas na empresa, que pode ser no emprego que o aluno já possui. O aluno terá orientação constante do Professor Supervisor via internet. Esta atividade é fundamental para a vida profissional de nossos alunos, pois ele terá a oportunidade de colocar em prática, todos os conhecimentos que construiu ao longo do curso.

 

DETALHES:

Carga horária: 1500 horas/aula
Duração: 24 MESES 
Certificação: KRONOS NEXUS
Resolução: 059/2014
Modalidade: Presencial