APRESENTAÇÃO

O curso Técnico em Automação forma profissionais aptos a utilizar as técnicas de controle de processos, acionamentos de máquinas elétricas, dispositivos eletrônicos, controladores e atuadores eletropneumáticos e eletro-hidráulico. Prepara também o estudante a analisar e apresentar soluções utilizando dispositivos de automação e a garantir a qualidade dos produtos e serviços da linha de produção, atuando no projeto, execução, instalação e manutenção de sistemas de controle e automação de processos.
O profissional formado em automação pode atuar nas empresas dos setores metalúrgico, vestuário, plásticos, químicos, farmacêuticos, eletroeletrônicos, automobilístico, máquinas e equipamentos, indústria alimentícia, automação bancária, entre outras, assim como em residências
Sendo assim, a Kronos Nexus busca, com a presente proposta, objetiva uma ação educadora consistente e adequada à realidade do mundo do trabalho em consonância aos interesses e necessidades da sociedade.


OBJETIVOS


OBJETIVO GERAL:
Possibilitar a formação de profissionais técnicos de nível médio em Automação, competentes técnica, ética e politicamente, proporcionando uma formação integral, ressaltando os aspectos humanísticos e de responsabilidade social, que contemple um novo perfil para saber, saber fazer e gerenciar no mundo do trabalho e da vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O Curso de TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO tem como objetivo capacitar o aluno para:
* Avaliar, integrar, implementar e controlar Sistemas Automatizados;
* Atuar no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos;
* Realizar a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos;
* Programar, operar e manter sistemas automatizados respeitando normas técnicas e de segurança;
* Projetar a integração e otimização de sistemas automatizados instalados;
* Documentar alterações de projeto ocorridas durante a instalação do sistema de automação;
* Organizar materiais e recursos para instalar sistemas de automatização de processos e produtos.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

 

* O profissional formado no curso Técnico em Automação pode atuar nas residências, comércios, prédios, indústrias siderúrgica, naval, aeronáutica, metalúrgica, alimentícia e petroquímica e em segmentos do setor eletroeletrônico.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR


O Curso Técnico em Automação é presencial, seu currículo está organizado em períodos semestrais e sua integralização dar- se em 02 (dois) anos, não havendo saídas intermediárias.
Os componentes curriculares estão organizados em disciplinas que evoluem gradativamente e cujos conteúdos terão como princípio orientador à formação por competência, entendida como a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimento e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

DOCENTES


Todos instrutores são graduados e a grande maioria (mais de 80%) composta por pós–graduados, Mestres e Mestrandos, com experiência profissional nos componentes curriculares que ministram aulas.

DURAÇÃO E HORÁRIO


O curso Técnico em Automação tem a duração de 2 anos, com aulas ministradas 3 vezes na semana no turno da noite (aulas presenciais)
Horário: 19:00 às 21:40.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO


No curso técnico em Automação estágio supervisionado é obrigatório, o aluno terá que realizar uma atividade profissional de 300 horas na empresa, que pode ser no emprego que o aluno já possui. O aluno terá orientação constante do Professor Supervisor via internet. Esta atividade é fundamental para a vida profissional de nossos alunos, pois ele terá a oportunidade de colocar em prática, todos os conhecimentos que construiu ao longo do curso.